Quem disse que balé é só coisa séria? O balé de Trockadero está aí para mostrar que até nesse mundo da disciplina existe comédia.
Neste "tipo" de balé só homens dançam interpretando papéis de famosos espetáculos, mas sempre com um toque de humor e dramatização. Quem conhece os repertórios morre de rir com as interpretações hilárias de personagens históricos do balé mundial.
Um vídeo do Ballet de Trockadero de Monte Carlo, inronizando a morte do Cisne branco de Lago dos Cisnes.
Um dos balés mais famosos e mais dançados pelo mundo é o "Quebra-nozes". Composto por Tchaikovsky e coreografado por Marius Pepita, esse balé conta a história do brinquedo quebra-nozes que a menina Clara ganha de presente de Natal. Depois de seu irmão quebrar o novo brinquedo, ele fica sem um braço e Clara o consola. Ela acaba dormindo com ele no colo embaixo da árvore de Natal. Clara sonha que seu novo brinquedo vira um soldado de verdade e assim, começam a se aventurar. Lutam com ratos, passam pelo Reino das Neves e pelo Reino dos Doces... O final não vou contar, vocês terão que assistir! Esse balé é o mais reproduzido em todo o mundo por ser uma peça que trata do Natal, época em que as academias do mundo inteiro estão se apresentando no espetáculo anual. E também, ele é um balé que atraí o público infantil. Todas as crianças gostariam de ser Clara e viajar pelos mundos que ela passa. Uma das danças mais famosas é a da Fada Açucarada...
Bailarina não existe sem suas sapatilhas, certo? Quando vamos comprar nossa primeira sapatilha de ponta temos que pesquisar bastante para escolher a melhor marca para nossos pés.
Hoje, uma das marcas mais usadas pelo mundo é a Gaynor Minden. Criada por uma bailarina,a Gaynor é feita de materiais que fazem com que a sapatilha dure até 3 vezes mais do que uma "normal". Elas são laváveis, ou seja, como não é feita de gesso,você pode passar um pano úmido para tirar aquelas manchas pretas da barra da sala. O maior diferencial da Gaynor Minden é o chamado "fitting system". Através dele, o profissional capacitado examinará o seu pé e saberá exatamente qual modelo é para você. Eles levam em conta a sua força, tempo em que dança, análise do pé (tamanho dos dedos, calcanhar, peito do pé, etc...). Assim, você comprará um modelo mais perto possível do formato do seu pé. Olhem o quadro explicativo:
1. Fit Overall Length: Select Size. 4 through 12 1/2
Gaynor Minden’s sizing runs about 1/2 to 1 full size up from American street shoe size. Our size 8, for example, will probably fit a street shoe size 7. Do not fit tight. Our specially lined satin does not stretch out nearly as much as conventionally-lined satin does. A small 1/4" pinch at the highest part of the heel, up by the drawstring casing, is correct.
2. Fit Forefoot: Select Box. #2, #3 or #4
3. Fit Midfoot: Select Width Narrow, Medium, or Wide
4. Assess Support Needs: Select Shank. “Hard” through“Pianissimo”
Remember—the stiffness won’t diminish over time!
All Gaynor Minden shanks and boxes are made from an elastometric polymer. Unlike conventional paper-based shanks and boxes, Gaynor Mindens will not deteriorate, break-in or even soften. Be sure to choose a shank that not only provides adequate support but that also provides adequate flexibility. The box at right shows how our different shanks correspond to the stiffness of conventional pointe shoes.
5. Fit Top of Foot: Select Vamp. “Regular” or “Deep”
6. Fit Back of Foot: Select Heel. “Regular,”“High,” or“Sleek”
Para mais informações é só entrar no site da Gaynor Minden. Até a próxima!
Localizada na Rue de la Paix, em Paris, a Boutique Repetto é uma das lojas mais conhecidas no mundo das bailarinas. Ela foi fundada em 1947 por Rose Repetto e hoje é famosa por suas lindas vitrines e produtos de altíssima qualidade. As vitrines podem ou não ser por alguma ocasião. Mas, normalmente, elas homenageiam algum ballet ou algum personagem de uma obra. Independente disso, elas valem a visita.
O balé clássico (ballet, originalmente) data do século XV, da Itália Renascentista. Mas ele foi se aperfeiçoando em vários países até chegar ao balé de hoje em dia. Mesmo sendo uma linguagem mundial, existem pequenos detalhes que diferenciam escolas de escolas.
Pode-se dizer que o balé clássico nasceu em meio a côrte italiana do século XV como um estilo de dança. Passando pela Inglaterra, França e Rússia ele se desenvolveu e se aperfeiçoou. Desde essa época é preciso ter muito técnica e prática para dominar essa arte.
Uma peculiaridade do balé é sua linguagem própria. Devido a forte influência da côrte francesa, durante o reinado de Luis XIV, todos os movimentos e posições são em francês e não são traduzidos para a língua do país. Tudo é em francês.
Entre as grandes escolas de balé do mundo, é comum as apresentações serem feitas com uma orquestra ao vivo, devido a história dessa arte que existe há seis séculos. Usando repertórios de grandes compositores e peças de balé que datam desde a formação do clássico, as escolas se apresentam por todo o mundo para mostrar sua técnica e tentar atingir a perfeição.
Esse vídeo, em duas partes, conta um pouco mais da longa história dessa arte no mundo.