terça-feira, 2 de abril de 2013

História

O balé clássico (ballet, originalmente) data do século XV, da Itália Renascentista. Mas ele foi se aperfeiçoando em vários países até chegar ao balé de hoje em dia. Mesmo sendo uma linguagem mundial, existem pequenos detalhes que diferenciam escolas de escolas.

Pode-se dizer que o balé clássico nasceu em meio a côrte italiana do século XV como um estilo de dança. Passando pela Inglaterra, França e Rússia ele se desenvolveu e se aperfeiçoou. Desde essa época é preciso ter muito técnica e prática para dominar essa arte.

Uma peculiaridade do balé é sua linguagem própria. Devido a forte influência da côrte francesa, durante o reinado de Luis XIV, todos os movimentos e posições são em francês e não são traduzidos para a língua do país. Tudo é em francês.

Entre as grandes escolas de balé do mundo, é comum as apresentações serem feitas com uma orquestra ao vivo, devido a história dessa arte que existe há seis séculos. Usando repertórios de grandes compositores e peças de balé que datam desde a formação do clássico, as escolas se apresentam por todo o mundo para mostrar sua técnica e tentar atingir a perfeição.

Esse vídeo, em duas partes, conta um pouco mais da longa história dessa arte no mundo.


Até a próxima!
:)



2 comentários: